quinta-feira, 13 de agosto de 2009


Estética Corporal
Este caderno faz parte da revista Cabedelo Notícias e pretende dar algumas noções básicas para Homens e Mulheres que são leigos sobre certos tratamentos e para que devem ser aplicados, suas complicações, vantágens e desvantágens.
Aqui vocês vão poder encontrar os tipos de tratamentos os equipamentos e suas aplicações.
Vão poder também encontrar equipamentos para clinicas de estética e outros assuntos relacionados a Estética e a Beleza Facial e Corporal.
Fred William - Editor do Cabedelo Notícias

***

Drenagem Linfática

É realizada através de manobras com as mãos, com o objetivo de drenar o excesso de líquidos e toxinas retidos nos tecidos ou edema, levando esse líquido de volta à circulação sanguínea para que seja encaminhado aos órgãos de eliminação. A drenagem linfática ativa as trocas circulatórias e metabólicas resultando em um equilíbrio de funções e harmonia estética do corpo. Auxilia na eliminação da celulite e gordura localizada e a longo prazo atua rejuvenescendo o organismo.
***

Massagem Relaxante com Reflexologia nos Pés

Massagem relaxante oferece bem estar e propicia a conscientização corporal, com reflexologia pontual nos pés. Alivia dores musculares e ativa a circulação. Óleo vegetal ou creme de massagem com efeito relaxante é aplicado na região das costas, ombros e pescoço.
***

Tratamento de Gommage e Hidratação

A pele tem um ciclo natural de renovação celular, que continuamente produz células mortas. Acumulando uma camada espessa de células mortas, a pele perde sua vivacidade, tônus e brilho. A Gommage é uma esfoliação que é feita no corpo todo, para retirada de células mortas fazendo assim com que mude o aspecto "opaco" da pele, facilitando a penetração dos nutrientes para o interior da pele. Ajuda também na melhora da circulação devido aos movimentos e à manipulação que é feita. Após a gomamage é efetuada a hidratação.
***

Hidratação

É parte essencial do tratamento, promovendo um aspecto saudável com maciez e elasticidade, repondo a umidade perdida. É aplicado creme hidratante rico em minerais naturais que enriquece a pele e produz uma camada que bloqueia a entrada de impurezas nos poro.
***

Banho de Hidromassagem

Banho espuma relaxante em banheira individual de hidromassagem com 14 jatos nas costas e com comando das cores da iluminação no teto, proporcionando um ambiente acolhedor. Duração de 20 minutos.
***

Spa dos Pés

Tratamento de revitalização dos pés feito através de uma esfoliação, seguido por uma massagem e hidratação.
***

Tratamentos Corporais
Potencializadores de Redução de Medidas:


Tratamento com aplicação de Crioterapia (Bandagem Fria)

A crioterapia usa o frio para enviar uma mensagem ao cérebro que está acostumado a temperatura de aproximadamente 36 graus, com esta solução resfria-se o tecido. O cérebro recebe uma mensagem que o organismo está sofrendo uma queda de temperatura e imediatamente são acionados os mecanismos para “queima” utilizando as reservas de gorduras, principal fonte de calor para aquecer o tecido. O procedimento consiste na aplicação de gel redutor nas áreas com excesso de gordura, conduzindo à crioterapia. Age também no combate à flacidez, fortalecendo músculos e tecidos cutâneos. Permanecer 60 minutos com o gel no corpo deitado e coberto e retirar o produto no banho quente.
***

Tratamento Redutor com Argila

Este procedimento promove a desinflamação das celulites, promovendo a eliminação de líquidos e gordura localizada, desinfiltra os tecidos, oxigenando-os. Inicialmente uma loção redutora a base de centelha asiática é aplicada nas regiões celulíticas através de drenagem linfática. Em seguida é feito uma máscara de argila medicinal. A argila é um meio terapêutico muito eficaz no tratamento de inflamações, tem ação cicatrizante e é anti-séptico. Por outro lado atua na flacidez cutânea, descongestionado e hidratando a pele A secagem da máscara ocorre em 15 minutos seguido a um envelopamento com plástico filme. Permanecer 60 mim em repouso e retirar a máscara de argila no banho.
***

Lipoescultura Gessada de Abacaxi

O abacaxi controla os níveis de ação dos radicais livres nos focos celulíticos, reduzindo os processos inflamatórios, desintoxicando, descongestionando a região, minimizando assim as degenerações celulíticas e a dos alimentos fibrosos constituintes do tecido conjuntivo local. A recomendação para aplicação de gesso com abacaxi é para clientes com gordura localizada dura, difícil de dissolver, pois o abacaxi penetra na pele e consegue quebrar a gordura dura, que será eliminada através da circulação. Não deve ser usada em gestantes ou em fase de amamentação e em pessoas com problemas cardíacos. Permanecer 4 horas com o gesso. Depois disso o gesso é retirado e recomendamos não tomar banho pelas próximas 2 horas.
***

Tratamento com Lama Negra

O tratamento com a Llama Negra contém minerais que estimulam e equilibram o metabolismo celular. Os minerais como potássio e enxofre proporcionam relaxamento total da musculatura e o cálcio equilibra o nível de líquido entre as células, diminuindo o inchaço e clareando a tonalidade da pele. Realça a camada protetora da tez e mantém o balanço dos materiais nas células e no corpo, livrando-os do inchaço e edemas causados pelo acúmulo de água nos espaços extracelulares, além de reestruturar a pele do corpo. A lama também promove a absorção de toxinas, retira o excesso de oleosidade e as impurezas, limpando a derme em profundidade e atuando como anti-edemas e anti-séptico.
***

Tratamento com Lama Negra Corporal

A aplicação do produto é feita com movimentos circulares no abdômen, coxas e braços, reduzindo a retenção de líquidos. Combate a inflamação da celulite e desinfiltra os tecidos, oxigenando-os, o resultado é uma pele macia. Tratamento purificante com propriedades terapêuticas, ideal aumentar a circulação e aliviar as dores. O cliente deve permanecer 60 minutos com o produto e depois retirar no banho.
***

Endermologia
É utilizado um aparelho que promove massagem local com a ajuda de esferas que ficam em sua base inferior, fazendo a sucção da pele. Reduz a celulite, gordura localizada e ativa à circulação. A endermologia é um tratamento não invasivo, ou seja, que não utiliza agulhas. Foi criado na França há 12 anos e é indicado no combate à celulite e/ou à gordura localizada. É executado por um aparelho que, com movimentos de aspiração e rolamento, melhora a circulação, a oxigenação e o tônus da pele, reduzindo os nódulos celulíticos. Também redistribui a gordura, evitando seu acúmulo em determinadas áreas. As sessões são indolores e realizadas, em média, duas vezes por semana.
***

Eletrolipoforese sem agulhas
São colocadas placas que contém eletrodos metálicos que emitem correntes que vão atuar diretamente na celulite.
Utiliza-se um aparelho que gera uma corrente elétrica suave alterando as células gordurosas. Essas células perdem a capacidade de reter a gordura que é liberada para ser consumida. Necessita o uso de agulhas muito finas que são descartáveis e semelhantes às usadas em acunpuntura .
Ao contrário do que parece, não é muito doloroso.
***
Crioeletroforese
Técnica de veiculação transdérmica profunda, onde são liberados medicamentos através de uma corrente elétrica. Combate à celulite, gordura localizada e flacidez.
***
Microdermoabrasão (Crystal Peeling)
O que é É um procedimento realizado com um aparelho que produz um jato de microcristais de hidróxido de alumínio em alta pressão, bombardeando a pele, ao mesmo tempo que, aspira os cristais e a pele atingida por eles. Essa "agressão" feita pelos cristais, promove um peeling cutâneo. A intensidade desse peeling é determinada de acordo com a quantidade de cristais e a pressão utilizada. No peeling superficial a pele fica avermelhada e com edemas. O peeling médio, que chega a atingir a camada intermediária da pele, ocorre a formação de crostas. Esse tratamento funciona para rugas (5 a 10 sessões); estrias e marcas de acnes (10 a 15 sessões).
Vantages
O procedimento é realizado em consultório, rápido e pouco doloroso. Fazer uso de anestésico tópico local para diminuir o desconforto é aconselhável. É um dos métodos mais eficientes para estrias claras e largas.
Desvantagens
O sucesso dessa técnica depende muito da habilidade do profissional, já que é um procedimento que machuca a pele, deixando-a inchada e dolorida.
***
Hidrolipoclasia
O que é Tratamento para gordura localizada que consiste na aplicação de soro hipotônico na região que se deseja eliminar a gordura localizada, seguida de uma sessão de ultrassom. O soro faz com que a célula de gordura fique “inchada” e se rompa, quando submetida à vibração das ondas ultrassônicas. Sua eliminação do organismo acontece através da urina.
Vantagens
Funciona como uma “mini-lipoaspiração”, mas é feito no consultório, sem necessitar de anestesia. No dia seguinte a pessoa já está liberada para exercer suas funções normais.
Desvantagens
Só é recomendado para pequenas quantidades de gordura. Obesos, por exemplo, não terão resultados satisfatórios com esse procedimento.
***
Estimulação Russa
Não havendo nenhuma semelhança com a corrente russa ou outros aparelhos já existente no mercado, sendo a maioria de baixa freqüência e apresentando pólos negativos e positivos que podem levar a efeitos ionizantes, como riscos de choques e queimaduras. Na década de 80, os cosmonautas russos da nave Mir voltaram com atrofia muscular devido à falta de gravidade.
A partir daí, o Professor de medicina esportiva de Moscou, Yakov Kots, iniciou um estudo sobre o caso e apresentou este tipo de corrente como solução para este problema.
A técnica foi aperfeiçoada logo após chegar no Ocidente.
A Corrente Russa é a tataravó da Estimulação Russa®, e muito embora esta corrente seja de média freqüência, tem um pulso senoidal e é fixa em 50 hz, não recrutando portanto, as fibras vermelhas nem as brancas, sendo incompetente para trabalhar a musculatura sadia com eficiência. A Estimulação Russa®, é uma técnica, não é ginástica passiva, pois o paciente participa ativamente do tratamento.
Funciona porque respeita a fisiologia muscular e o seu metabolismo, trabalhando as: Fibras Vermelhas - responsável pela sustentação do corpo, chamadas antigravitárias. São fibras resistentes, oxidativas usadas em movimentos lentos e duradouros, como por exemplo maratona e esportes de resistências. Fibras Mistas - São fibras resistentes, porém nem tanto quanto as vermelhas e nem tão rápidas quanto as brancas.
Quando a pessoa faz ginástica de baixo impacto, recruta este tipo de fibra. Fibras Brancas - São fibras rápidas, anaeróbicas usadas em movimento de velocidade e explosão, responsáveis pela definição do corpo. É recrutada em esportes anaeróbicos como 100 metros rasos, prova de salto etc. As fibras brancas são as primeiras a serem atrofiadas.
Após trinta anos de idade, sofrem atrofia natural e é por essa razão que a pessoa faz exercício e não obtem bons resultados, sem conseguir definir o corpo.A Estimulação Russa®, foi criada para preencher uma lacuna no tratamento estético onde várias técnicas como a plástica, tratavam a celulite, a gordura localizada e a flacidez da pele. Tudo isso porque não existia nenhum tratamento eficiente para combater a flacidez muscular: logo, ou a pessoa estava sentenciada a freqüentar uma academia de ginástica horas por dia, ou amargava a baixa estima pela flacidez difusa.
Hoje mais de quatrocentos médicos especialistas já utilizam esta técnica, baseados nestes protocolos com resultados altamente satisfatórios. É importante recomendar que o paciente procure atividade aeróbica, como a hidroginástica ou caminhada, para trabalhar também a função cardiorespiratória. O tratamento pode ser feito duas vezes por semana, e em trinta minutos se trabalha o corpo todo. Deve ser supervisionado por médicos ou fisioterapeutas, todos com devido treinamento.
É indicado no pós-parto e pós - emagrecimento, reeducação postural, pré e pós lipoaspiração, flacidez por desuso, enrijecimento da musculatura do abdômen, glúteos e pernas. Também é ideal para quem não tem tempo ou não quer fazer ginástica, é indolor e extremamente eficiente para o tratamento da flacidez e celulite.
***

Cardápio light

As dietas para perda de peso são de 800, 1000 ou 1200 kcal ao dia, com pratos elaborados por nutricionista.

Exemplo de um dia de Spa com cardápio de 800 Kcal:

DesjejumXícara de leite desnatado com café, 2 fatias de pão integral light, requeijão light, geléia diet e 01 fruta da estação.

Lanche da manhã
Suco de frutas.

AlmoçoSalada verde, filé mignon com brócolis à chinesa, arroz branco, espuma de morangos.

Lanche da tardeiogurte desnatado com fruta batida.

JantarCreme, filé de frango grelhado, arroz e gelatina diet c/ pedaços de fruta

***
PROGRAMAÇAO DIÁRIA:

Café da Manhã (das 7:30h às 9h)

Pesagem, preferencialmente em jejum (das 8h às 10h)

Caminhada na praia (as 9h)

Atividade na academia (as 10h)

Colação (às 10:30h)

Hidroginástica ou academia (as 11h)

Almoço (das 12h às 14:00h)

Horário para tratamentos (das 14h às 20h)

Colação (às 16:30h)

Jantar (das 19h às 20:30h)

TV, Filmes, livros e jogos de salão para relaxar (à noite)

Ceia (às 21:30h)

Domingo livre (Não há atividade física programada).
***
Perigos do excesso de atividade física
Oxidar gordura é um processo relativamente"rápido", mas para ganhar músculos demora um pouco mais...
Se há uma prática de atividades aeróbias, orientadas em 30 dias já é possível sentir diferenças no corpo, visualmente juntamente com a redução na alimentação. No entanto, ganhar músculo é um trabalho bem mais demorado.
O "over training" sobrecarrega o organismo. Pesos em excesso podem interferir seriamente nos ossos e nas articulações, acarretando lesões ortopédicas. Por isso, ganhar músculos em pouco tempo pode ser bem perigoso.
O excesso de treinamento com atividades aeróbias também sobrecarrega o coração, pois aumenta a espessura de sua parede. Ao invés de ficar mais eficiente, pode gerar sérios problemas. Além disso, o "over training" aumenta a freqüência cardíaca, que sem um controle adequado, pode levar o indivíduo até a morte, sobretudo se tiver mais de 40 anos.
É comum pessoas idosas exagerarem na atividade física por acreditarem que estão fazendo bem ao coração, desconhecendo os riscos para sua vida.
O excesso de exercícios leva ainda ao envelhecimento precoce, por aumentar a produção de radicais livres. Um maratonista vai aparentar ser mais velho. Como tudo na vida, moderação é o melhor, por isso, prefira sempre o acompanhamento de professores de Educação Física especializados. Faça antes uma Avaliação e Orientação Física.
Os exercícios ajudam você a manter o corpo em forma, alivia o stress e estimula o seu metabolismo. Mas uma vida agitada pode não permitir que você tenha tempo de ir à academia. Entrar numa academia pode, também, ser muito caro para o seu bolso.
Qual a solução?
O BemStar te ensina a se exercitar em casa com o personal trainer, que vai te indicar os melhores exercícios aeróbicos, de musculação e de alongamento, ou seja, uma rotina diária de atividades que se encaixa com o seu perfil. É muito fácil de fazer em casa e vai ajudá-lo(a) a manter o físico em dia!
***
Artrite e a artrose
A artrite e a artrose são algumas das doenças das articulações mais comuns no Brasil, afetando cerca de 40 milhões de pessoas em nosso país. E a atividade física é uma ferramenta importante para enfrentar este problema.
A artrite e a artrose são dores causadas por falhas nas cartilagens das pontas dos ossos. Quando existe uma falha na cartilagem, um osso encosta com outro, provocando as dores.
É aí que entram os exercícios físicos. Uma rotina de malhação ajuda a fortalecer não só os músculos,mas também os ossos, gerando mais resistência na massa óssea.
Assim, com músculos e ossos mais fortes, ficamos menos propensos a sermos afetados por falhas na cartilagem. E caso estas já tenham ocorrido, a prática de atividade física vai fortalecer a ossatura, equilibrando assim a perda nas cartilagens.
Exercícios como caminhada, corrida, dança e também a musculação,são boas recomendações para reduzir a perda óssea que provoca artrite e artrose.
***
Coluna vertebral
É muito importante cuidar e manter a boa saúde da nossa coluna vertebral, pois esta estrutura é a responsável por toda a sustentação do corpo.
Sem a coluna, nenhum ser humano seria capaz de realizar movimentos tão comuns para nosso corpo,como como caminhar, correr ou mesmo sentar.
A má postura, falta de exercícios ou uma carga exagerada de atividade física mal-feita, pode trazer graves problemas como escoliose, cifose, lordose, hérnia e lombalgias, que provocam dores muito fortes.
A melhor forma de manter uma coluna vertebral saudável é procurar mexer com o corpo.
Caminhar, correr... Sempre mantendo a coluna reta e a cabeça erguida.
E no dia a dia, ao se sentar, sempre deixe a coluna ereta,usando o encosto para se apoiar. E se você estiver lendo, procure deixar o livro, revista,jornal ou tela do computador numa posição mais acima,de modo que você não tenha que curvar o pescoço e baixar a cabeça para fazer a leitura.
***
Músculos mais fortes
A tradicional musculação é uma atividade que traz grandes benefícios para o corpo de forma geral...
Fazer exercícios com pesos para aumentar a massa muscular é uma atividade praticada desde os tempos mais remotos. Na Grécia Antiga os soldados e os atletas olímpicos utilizavam cargas de peso para desenvolver a força dos músculos. Em Roma, legionários e também os gladiadores, se submetiam a este treinamento para enfrentar o calor das batalhas contra exércitos inimigos e das lutas nas arenas do Coliseu.
Hoje, esta prática está mais do que consolidada e consagrada no mundo inteiro. A musculação é tida como uma atividade física muito importante, já que trabalha os grupos de músculos de forma separada,através de contrações e estiramento das fibras musculares.
Com a prática constante, o complexo muscular do organismo vai se tonificando, deixando as fibras musculares maiores, combatendo assim a flacidez e modelando o corpo, ajudando no aumento da massa magra(o tecido que forma o músculo) e queimando as gorduras que são utilizadas como energia durante a realização dos exercícios.
A musculação ajuda no controle do colesterol, pois a prática aumenta o calibre das artérias,permitindo que o fluxo de sangue passe com mais facilidade. Também ajuda no combate à osteoporose, pois músculos mais fortes absorvem melhor os nutrientes ingeridos pelo organismo,como o cálcio, que é fundamental para boa formação da massa óssea , o que previne o aparecimento da doença.
Por Marco Cardoso
***

Corpo harmonioso

Fazer pilates não é mérito só de pessoas mais jovens. Os benefícios desta prática vão desde o alívio das dores provenientes da idade até melhora da auto-estima.

O Pilates une condicionamento físico e mental através de técnicas de alongamento para tonificar os músculos e realinhar a postura. São mais de 500 exercícios feitos no solo ou em equipamentos, graduados de acordo com a capacidade física de cada pessoa.

O trabalho corporal pode ser direcionado para quem possui limitações físicas devido à idade. Sendo assim, o método é recomendado pelos médicos para ajudar no tratamento a determinadas dores corporais e para o fortalecimento musculoesquelético.

Entre os benefícios também pode ser destacado maior percepção dos movimentos, maior equilíbrio, aumento da flexibilidade e alívio do estresse. Além do mais, o método Pilates não é feito com várias repetições como em outras atividades físicas. Os exercícios devem ser feitos com menos repetições e com movimentos precisos.

A auto-estima ainda é trabalhada e melhora cada vez que a pessoa consegue realizar uma série de exercícios físicos que até então não se julgava capaz. Sem contar que não há risco de lesão corporal, não cansa e não provoca dores musculares posteriores.

As aulas podem ser individuais ou em grupos de até três pessoas para que as séries possam ser adaptadas às necessidades de cada praticante. São indicadas duas sessões por semana, sendo que os benefícios começam a ser sentidos entre dez e vinte sessões.

Equipe Bem Star

***

TPM
Um dos grandes tormentos das mulheres é a tão temida e mal-falada TPM. Mas a prática de um programa de exercícios pode ajudar a diminuir os incômodos da tensão pré-menstrual.
Pesquisas médicas dão conta que cerca de 80 % das mulheres sofrem com algum tipo de sintoma da TPM, como variações do humor, crises de choro, fadiga, ansiedade e dores de cabeça.
Para ajudar a mulher a enfrentar a tensão pré-menstrual, vários médicos garantem que a atividade física é fundamental no combate aos incômodos da TPM.
Isso pode ter relação com a liberação de endorfinas durante a prática de qualquer tipo de exercício físico. É que a TPM pode ser considerada como uma espécie de depressão e as endorfinas são hormônios que ajudam a combater dores e geram uma sensação de bem-estar, o que amenizaria os sintomas da tensão pré-menstrual.

Por Marco de Cardoso
***


Conheça o Site Bem Estar e veja mais matérias importantes.

Clique na imagem

***

Faça uma avaliação Física On-Line

Clique na Imagem abaixo.

***


Aparêlhos para tratamentos de estética corporal e muito mais.

Clique na imagem


***


Conheça matérias e entrevistas sobre diabetes, os cuidados e as dúvidas sobre o assunto

Clique na imagem.

***


NUTRIÇÃO


O Gengibre

A utilização do gengibre na culinária tem origem bem antiga. Já era conhecido e usado pelos chineses no século VI a.C...


Manga contra o diabetes

Veja o que pesquisa sobre essa fruta revelou.


O Mel

O mel de abelhas é usado pelo Homem há séculos, como adoçante e como um nutritivo e saboroso complemento alimentar.


Ganhando saúde com a coalhada

Alimento que contem inúmeras proteínas e muito cálcio...


Mais Matérias


Chocolate
Capsaicina
Alcachofra
A gordura tem seu valor
Popeye tinha razão
O arroz nosso de cada dia
Mamões “à obra”
Café contra a cirrose
É hora do caqui
Evite desperdícios na cozinha
Frutas Cítricas
Cabelos
O Feijão
A acidez gástrica
Coração
A tangerina
O abacate
O Feijão
A acidez gástrica
Saúde do coração

***

Nenhum comentário:

Postar um comentário